sábado, 29 de novembro de 2008

Preludio e Fuga BWV 252

A transcrição de Arnold Schoenberg para o Prelúdio e Fuga BWV 225 é um dos mais belos exemplos de sobreposição de gênios – de um simples prelúdio para órgão de Bach, Schoenberg criou uma grandiosa obra orquestral, que exige grande virtuosismo da orquestra, em especial das cordas e das madeiras.

Imensamente distantes temporalmente, esses dois grandes revolucionários da música se complementam nesta composição – ela nos faz refletir sobre a grandiosidade em constante redescoberta de Johann Sebastian Bach. Interessante como, três séculos depois de escrita, a música de Bach pôde ser dessa maneira sacudida e revigorada numa obra completamente diversa de sua música, sendo, no entanto, de sua autoria – ao menos nas notas.

A transcrição de Schoeberg dá cores e volumes completamente originais à obra – como quem pega uma pequena mas bela igrejinha e a transforma numa imensa catedral, enchendo com criatividade e gênio as partes super dimensionadas. As fugas são incrivelmente complexificadas pela ampla orquestra, de modo que Schoenberg usa todo o potencial dos naipes de uma forma brilhante e nova.

O resultado é algo que nem é barroco, naturalmente, e nem é moderno – mais parece romântico, porém disto também não poderia jamais ser classificado. Enfim, é uma obra algo atemporal, apesar de não deixar de ser bachiana, nem schoenberguiana.

PS: Link para quem quer ouvir esta preciosidade:
http://rapidshare.com/files/168304741/CDFBach_-_Schoenberg_-_Preludio_e_Fuga.mp3

Um comentário:

frederico disse...

olá! li seu ótimo post (bem antigo, de 2007) sobre o movimento armorial e achei que valia comentar que fiz também um trabalho de mestrado sobre o armorial, mais especificamente sobre a música no movimento.
se quiser dar uma olhada, acessa o site da biblioteca da puc-rio e procura por frederico barros. a dissertação se chama "cantiga de longe". você pode dar a busca tanto pelo nome do autor quanto pelo nome do trabalho.
estou dando as coordenadas pro caso de você não querer clicar direto, mas o endereço é o seguinte:
http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=0410541_06_Indice.html

do contrário, você pode ir ao site da puc-rio e procurar lá em bibliotecas.

parabéns pelo texto!