sábado, 16 de junho de 2007


Coletânea de citações do livro O HOMEM MEDÍOCRE de José Ingenieros, o livro mais importante na minha formação.


"A EMOÇÃO DO IDEAL

Quando orientas a proa visionária em direção a uma estrêla, e desdobras as azas para atingir tal excelcitude inacescível, ancioso de perfeição rebelde à mediocridade, levas em ti o impulso misterioso de um Ideal.



Haverá sempre um contraste evidente entre servilismo e a dignidade, a necessidade e o engenho, a hipocrisia e a virtude. A imaginação dará, a uns, o impulso original, no sentido do perfeito; a imitação organizará, nos outros, os hábitos coletivos. Sempre haverá, por força, idealistas e medíocres.


Os espíritos convusionados por algum ideal, são inimigos da mediocridade: sonhadores contra utilitários, entusiastas contra apáticos, generosos contra calculadores, indiciplinados contra dogmáticos.


Há certos momentos em que ousam denominar ideais a seus apetites, como se a urgencia de satisfações imediatas pudesse ser confundida com a ância de perfeições infinitas. Os apetites se fartam; os ideais nunca.


Repudiam as coisas líricas, porque obrigam a pensamentos muito e a gestos demasiados dignos.


Sua generosidade é sempre dinheiro dado em usura. Sua amizade é uma complacência servil, ou adulação proveitosa. Quando cuidam praticar alguma virtude, degradam a própria honestidade, empanando-a ...


Um pensamento não fecundado pela paixão, é como o sol no inverno; ilumina, mas, sob seus raios, pode-se morrer de frio.


"Ser tolo, egoísta, e Ter uma boa saúde, eis aí as três condições para ser feliz. Mas se vos falta a primeira, tudo está perdido".


O êxito se mendiga; a gloria se conquista.


O disfarce é útil ao fraco; só se pode fingir o que se julga não Ter.


A tentação de saciedade sufoca toda ânsia de perfeição."

José Ingenieros

Um comentário:

Guilherme de Almeida disse...

Foi lendo "O Homem mediocre" que me foi possivel compreender a dimensão da hipocrisia humana.