sábado, 2 de junho de 2007

ARQUITETURA ARROGANTE
Uma das qualidades de uma construção arquitetônica é a adequação ao entorno. Esta qualidade certamente o prédio recém contruído do grupo JCPM não tem. O JCPM Trade Center ergue-se com seus 19 andares sobre o bairro de Brasília Teimosa, uma das áreas mais degradadas do Recife.
Além dos 19 andares o prédio dispõe de um edifício garagem com 5 andares, 8 elevadores para servir a seus escritórios e uma vista panorâmica da cidade e da praia de Boa Viagem. Tudo isto ao redor de milhares de casinhas pequenas, onde vive uma população pobre e carente.

A pele de vidro que reveste o prédio reflete as nuvens e o mar, em contraste absoluto com as casinha de tijolo aparente que o rodeia.

Claro que o JCPM Trade Center espera pacientemente que a especulação imobiliária (pricipalmente depois da construção da avenida Brasília Formosa) faça nascer ao seu redor arranha-céus para lhe fazer companhia, mas por enquanto parece uma contrução extraterrena no ambiente.

Acima do prédio destaca-se num vermelho intenso a sigla do grupo que também é a sigla do nome de seu dono, reinando só, no céu do Recife.

Arquitetura que segue as aspirações de seu mandatário.

Nenhum comentário: